Primeira consulta psiquiátrica: o que esperar?

Depois de pesquisar, conversar com conhecidos e receber indicações, você marcou sua primeira consulta psiquiátrica. E agora?

 

Consulta psiquiátrica

O que é importante na primeira consulta psiquiátrica

 
  1. Se você nunca foi a uma consulta psiquiátrica, saiba que é totalmente normal ficar apreensivo e se questionar como será. As pessoas geralmente não sabem muito como é a Psiquiatria e é normal ter medo do que não conhecemos.
  2. Lembre-se de que o objetivo da consulta é ajudá-lo com o que está causando sofrimento.
  3. Não tenha medo de julgamentos ou preconceitos, um profissional habilitado está preparado para escutar e acolher.
  4. Caso se sinta confortável, leve alguém de confiança. Estar acompanhado, principalmente na primeira consulta, em alguns casos, é importante, para que o psiquiatra consiga obter o máximo de informações sobre você e sobre o que está acontecendo.
  5. Certifique-se de chegar  no horário, para aproveitar todo o tempo disponível. 
 
 

Na Psiquiatria, o diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, nas informações fornecidas pelas pessoas que convivem com você e no exame do estado mental. Não existem exames que diagnostiquem os transtornos psiquiátricos.

Assim, é muito importante que você informe o máximo de informações sobre seu quadro que conseguir se lembrar – como o humor variou ao longo do tempo, se identifica algum gatilho, se melhorou espontaneamente ou precisou de alguma intervenção terapêutica.

 

Aproveitando o máximo de sua consulta psiquiátrica

  • Vale a pena gastar 10 minutinhos um dia antes da consulta para se concentrar em uma “linha do tempo” em que você coloca os dados mais relevantes de sua história. Isso ajuda muito!
  • Não existe uma regra sobre o que deve ser dito! Traga o que considera mais relevante, não há certo ou errado.
  • Se for necessário, alguns exames complementares serão solicitados, para descartar causas orgânicas para os sintomas relatados. 
  • Conversaremos sobre as hipóteses diagnósticas (nem sempre o diagnóstico é o mais importante na consulta!), sobre os tratamentos indicados. Se for receitada alguma medicação, você será orientado com detalhes sobre o que esperar, sobre os possíveis efeitos colaterais, o tempo para começar a agir.
  • Ao final da consulta, combinaremos o tempo indicado para que retorne para reavaliação.
  • Caso tenha alguma dúvida, não deixe de entrar em contato!
 
 Dra Priscila Kimura é psiquiatra com mais de 15 anos de experiência em Psiquiatria, atendimento com empatia, acolhimento e técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima