Conheça 5 situações em que você deve buscar ajuda de um psiquiatra
Alegria, tristeza, raiva, irritação são emoções que fazem parte da vida de todo ser humano. São elas que dão colorido à experiência humana e sem elas, viver se tornaria entediante. Sentir-se alegre em uma festa, triste com uma notícia ruim, irritado depois de alguma briga, por exemplo, é normal.
Entretanto, existem condições em que tais reações se aprofundam e se prolongam de forma desproporcional, gerando sofrimento, perda de produtividade, isolamento social. Esses são sinais de que o adoecimento mental está se instalando.
A maioria das pessoas sabe a hora de buscar o médico quando algo não vai bem com o corpo. Por que com a saúde mental isso é diferente?
A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Infelizmente, nem sempre damos a devida atenção às nossas emoções e sentimentos.
Às vezes, podemos ignorar sintomas de ansiedade ou depressão, por exemplo, na esperança de que eles simplesmente desapareçam.
Culturalmente, temos dificuldade em dar importância a nossa saúde mental. Temos a tendência a atribuir os sintomas das doenças mentais aos acontecimentos externos, ao cansaço da rotina do dia a dia, “é só uma fase….vai passar…” Soma-se a isso aquela velha noção de que “psiquiatra é médico de louco!”.
No entanto, se você está enfrentando problemas emocionais que afetam sua vida diária, pode ser hora de procurar ajuda profissional de um psiquiatra.
Quais são os sinais de que a ajuda psiquiátrica é necessária?
- Você está enfrentando problemas emocionais que afetam sua vida diária: Se as tarefas diárias, como trabalhar, estudar ou cuidar de si mesmo estão ficando mais difíceis de realizar, pode ser um sinal de que algo não está bem. Se você está constantemente ansioso, triste ou com medo, pode ser necessário ajuda profissional.
- Seus sintomas persistem por mais de duas semanas: É normal ter dias ruins, mas se seus sintomas persistirem por mais de duas semanas, pode ser um sinal de que você está enfrentando um problema mais grave. Se você não consegue dormir bem, comer ou se concentrar, é importante buscar ajuda o mais rápido possível.
- Você está lidando com problemas de abuso de substâncias: Se você está abusando de álcool, drogas ou outros tipos de substâncias para lidar com problemas emocionais, é importante procurar ajuda.
- Você está passando por um evento estressante: Se você está enfrentando um grande evento estressante, como a perda de um ente querido ou um divórcio, pode ser útil falar com um psiquiatra. Eles podem ajudá-lo a desenvolver estratégias para lidar com o estresse e as emoções que acompanham esses eventos.
- Você está tendo pensamentos suicidas: Se você está tendo pensamentos suicidas, é importante procurar ajuda imediatamente. Os psiquiatras podem ajudar a identificar a causa subjacente desses pensamentos e fornecer o tratamento necessário.
Esses são apenas alguns sinais de que pode ser hora de procurar um psiquiatra. Saiba que você não está sozinho e que há ajuda disponível. Estou à sua disposição!